30 December 2009

5º JOGOS MUNDIAIS MILITARES (CISM) RIO 2011. >>> O QUE FALTOU ? <<<

Os jogos mundiais militares serão realizados em 2011 no Rio de Janeiro. Na EsEFEx (Escola de Educação Física do Exército), instituição tradicional no país e berço da Educação física, foram realizadas diversas atividades para a solenidade de abertura.


Tive a oportunidade de servir as fileiras do Exército Brasileiro por quase 4 anos, conhecer dezenas de unidades militares no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, conhecer também diversos militares que serviram no Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste, além de militares da Marinha e da Força Aérea.

O Brasil é um país continente, é o 5º em extensão territorial, possui cerca de 190 milhões de habitantes e tem um efetivo de militares de aproximadamente 300 mil homens.
Com tantas unidades militares espalhadas neste país, tantos jovens militares, tantas instituições militares de ensino em excelência, como por exemplo a EsEFEx, e tantos profissionais (Civis e Militares) de alto nível atuando como instrutores e monitores nas Três Forças Armadas, será que não poderíamos ter preparado, ao longo dos últimos anos, os militares que já faziam parte da caserna? As Forças Armadas precisavam incorporar tantos atletas, ou seja, "pegar" o atleta pronto? As Forças Armadas tem ou não condições de preparar atletas verdadeiramente militares? O que faltou?
É lamentável, mas acredito plenamente que não faltaram materiais para treinamento, espaço físico e instalações. Não faltou profissional qualificado para os respectivos treinamentos. FALTOU PLANEJAMENTO !!!