15 October 2009

EXERCÍCIO E DIABETES.

A Diabetes mellitus, ou diabetes, é na verdade a incapacidade da insulina de exercer seus efeitos de modo adequado, seja pela sua falta e/ou pela resistência a sua ação. Infelizmente, por conta da Obesidade e do Sedentarismo, a incidência de diabetes aumentou bastante nos últimos anos. Basicamente temos 2 tipos muito frequentes. (tipo 1) e (tipo 2).

A tipo 1 é quando o organismo não produz insulina sufuciente, prejudicando a chegada da glicose às celulas.

A tipo 2 é quando há deficiência e resistencia a ação da insulina. Enquanto no indivíduo magro a deficiência de secretar insulina é prevalecente, no Obeso predominam a resistência à ação do hormônio e hiperinsulinemia.

>> A prática regular de exercícios físicos orientados e com qualidade, além de outros benefícios, proporcionam importantes adaptações metabólicas, neuroendócrinas e cardiovasculares, contribuindo para prevenção, redução e reversão das alterações metabólicas presentes nos diabéticos. Diabéticos que realizam exercício regularmente apresentam aumento na sensibilidade à insulina, redução na sua dose diária, melhora na cinética e no consumo máximo de oxigênio, além de diminuir as complicações crônicas do Diabetes.